Telefone
(+351) 224 053 270

QUEM SOMOS   >   LOJA   >   CONTACTOS  >   BLOG

Língua  
EN | PT
Pesquisar
Utilizador (e-mail) Registe-se   >   MyIHTP

Desafios para a excelência - Conheça Resultados


Experiências

Aqui vai conhecer o relato inspirador das iniciativas, experiências e resultados, que nos enviarem, agrupados semana a semana.
CLIQUE AQUI para nos enviar os seus relatos, de forma a serem aqui publicados, de forma anónima ou não. Se preferir, pode enviar-nos um e-mail para mudardevida@solfut.com

 



Desafio 1 - Transformar os seus pensamentos

Iniciativas Tomadas: Tentei ter pensamentos mais positivos. Normalmente, sou uma pessoa muito negativa e pessimista e tenho vindo a perceber o quanto isso me faz mal, mas difícil.. difícil não é perceber isso, é conseguir mudá-lo.

Experiências Vividas: Tinha que ter uma conversa séria com a minha actual chefe que poderia correr muito bem ou muito mal... e isso estava a deixar-me ansiosa e angustiada. Esforcei-me por ter pensamentos positivos e pensar que mesmo que a conversa não corresse como eu desejava, não era o fim do mundo.

Dificuldades Encontradas: A maior dificuldade encontrada foi mudar o tipo de discurso que tenho quando "converso comigo mesma".

Resultados Obtidos: Contudo, esforcei-me sempre por pensar que tudo iria correr bem e tentar relativizar todos os cenários negativos que me passavam pela cabeça. Conclusão, falei com a minha chefe e a conversa correu bem! Sinto-me muito aliviada.

Está Um pouco melhor do que antes do desafio. Considera que Vale a pena o esforço e o compromisso.

Anónimo - Porto - Portugal

Iniciativas Tomadas: Todas as dificuldades que me aparecerem estarei preparado para s encarar positivamente, quer na busca de alternativas profissionais, quer em casa com os desafios pessoais. Como perdi os meus Pais em 3 tres meses, tento tambem olhar a vida com novo olhar positivo que traga paz ao meu coração e acredite que vou ser mais forte.

Experiências Vividas: Perante cenários dantescos que estava sempre a olhar o copo a vazar, comecei a valorizar pequenas coisa e oportunidades que me ajudam a ver o copo meio cheio. Alterei a minha atitude perante contactos e amigos e tento valorizar os aspetos mais positivos

Dificuldades Encontradas: Como sempre, o cepticismo e a instabilidade apareceram, mas agarrei-me ao conceito positivista para acreditar que o futuro será melhor.

Resultados Obtidos: Outra forma de encarar a vida e os seus desenvlvimentos

Está Um pouco melhor do que antes do desafio. Considera que Vale a pena o esforço e o compromisso.

Dr. Filipe Carvalheiro - Estoril - Portugal

Iniciativas Tomadas: Dei por mim a falar comigo assim que acordo.Tenho pensamentos positivos durante o meu dia para que seja um bom dia. Aceito todos os momentos bons e os menos bons como um aprendizado. Estou mais atenta ao que penso e ao que digo a mim mesma e aos outros que me rodeiam.

Experiências Vividas:

Dificuldades Encontradas:

Resultados Obtidos: Embora seja o meu primeiro desafio,sinto-me muito mais confiante,porque eu decido o que pensar para transformar a minha vida e triunfar.

Está Muito melhor do que antes do desafio. Considera que Vale a pena o esforço e o compromisso.

Tania Lourenco - Portugal

Iniciativas Tomadas: Não sei se respondi a este desafio correctamente. As acções/iniciativas a levar a cabo deveriam ser para deixar de usar pensamentos negativos, tais como "não consigo". Eu acabei por o fazer mas aplicado a apenas um pensamento que me estava a absorver bastante a mente e, ainda está. Como já disse, vou mudar de casa. No início sentia-me desanimada e pensava que não iria conseguir. Mas depois pensei que era muito importante para mim mudar de casa e, que, por isso, tinha que conseguir.

Experiências Vividas: Então, fui salva pela constatação de que não era tão difícil assim. Bastava dividir o nº de dias que tenho até ao dia das mudanças pelo nº de prateleiras e gavetas que tenho para empacotar.

Dificuldades Encontradas: Inicialmente não tinha sequer coragem de ir ao supermercado pedir as caixas de papelão, porque a minha auto-estima estava lá em baixo. Mas depois, lá consegui ir. Já as pedi e vou lá hoje buscá-las.

Resultados Obtidos: Entretanto, tenho andado entusiamada a programar o processo de empacotamento. Vou seleccionar o que é para dar, o que é para pôr fora, o que é para empacotar já, e o que é para deixae para o fim, para os últimos dias.

Está Muitíssimo melhor do que antes do desafio. Considera que Vale a pena o esforço e o compromisso.

Anónimo - Campo de Madalena - Portugal

Iniciativas Tomadas: A acção que levei a cabo foi decidir que tenho que me organizar se quero mudar de casa em vez de pensar: "não sou capaz". Então hoje dediquei uma boa parte do dia a planear como se vão processar as mudanças. Primeiro calculei quanto tempo tenho até ao dia que vou mudar. E depois estive a ver o que vou ter que tratar: contactar a NOWO (TV, Net, e telemóvel), REMAR (para as mudanças), ir a um hipermercado buscar caixotes. Depois estive a fazer uma lista das coisas que tenho em casa (roupa, livros, cozinha, etc.), para depois dividir os vários items pelo nº de dias que tenho disponíveis e calcular o nº de prateleiras/gavetas que tenho que empacotar.

Experiências Vividas: As experiências foram meter mãos à obra e, à medida que ía organizando as coisas, o trabalho começou a tomar forma e eu vi que não era nada difícil, que conseguia.

Dificuldades Encontradas: Ontem tive dificuldades. Não tive coragem de pedir os caixotes no hipermercado. A minha falta de auto-estima não o permitiu. Mas hoje acordei outra e decidi: eu vou conseguir.

Resultados Obtidos: De facto puz mãos à obra e, como já disse, dediquei uma boa parte do dia a planear as mudanças. E também já pedi os caixotes no hipermercado.

Está Muito melhor do que antes do desafio. Considera que Vale a pena o esforço e o compromisso.

Maria Lucília Martins Zenhas - Campo de Madalena - Portugal

Iniciativas Tomadas: Embora tenha começado este programa de 30 semanas com muito entusiasmo e já com resultados, e, embora estivesse ansiosa que chegasse a segunda-feira para começar com os Desafios, no início da semana não trabalhei muito neste primeiro. Talvez porque o achei particularmente difícil. Sempre me achei muito negativa, incapaz de quase nada, nem sequer planeei nada. Não sabia por onde começar e achava difícil detectar os momentos em que tivesse um pensamento negativo. Hoje, decidi vir aqui ler de novo para começar a trabalhar.

Experiências Vividas: Ontem (eu tenho uma depressão bipolar) tive um momento forte de angústia à noite. E aí lembrei-me do desafio. Sabia que tinha que o aplicar, mas sentia-me incapaz. O problema é que vou mudar de casa e olhei para a minha casa e sentia-me sem forças para empacotar tudo. Mas como para mim é fundamental mudar de casa, pensei: vou ter que conseguir. Mas como? Então lembrei-me: posso ver o nº de dias que tenho até ao dia das mudanças e dividir o nº de gavetas e prateleiras que tenho para empacotar pelos nº dias. Assim tenho o nº de gavetas e prateleiras por dia. Depois é só pegar num caixote e pôr lá para dentro os objectos, se não forem ser precisos até ao dia das mudanças. Os que forem precisos deixo no sítio. Senti-me um pouquinho mais aliviada.

Dificuldades Encontradas: Ontem foi o dia que me dei conta que não estava a trabalhar no desafio desta semana. Então ontem, quarta-feira, já trabalhei nele, como descrevi acima. E consegui avançar um pouco no problema de ontem. Hoje enfrentei outra dificuldade. Eu tinha decidido lavar o carro hoje, porque hoje está um dia fresco. Eu canso-me imenso com o calor. E tinha que ser de manhã, porque à tarde não tenho disponibilidade para o fazer. Mas tive muita coisa para fazer no meu trabalho. Não tive tempo livre para o fazer. Amanhã parece que já vai estar calor. Este problema vai ter que esperar.

Resultados Obtidos: Para já, só consegui evoluir na questão das mudanças.

Está Um pouco melhor do que antes do desafio. Considera que Vale a pena o esforço e o compromisso.

Anónimo - Campo de Madalena - Portugal

Iniciativas Tomadas: Apesar da idade, tenho muita experiência de trabalho, especialmente na interação com o outro. Sei que a experiência de vida e profissional, me ensinou progressivamente a ultrapassar vários obstáculos, especialmente, a saber me relacionar com respeito com todos.

Experiências Vividas: Acreditei que poderia responder a mais anúncios de emprego, sem pensar que me vão excluir pela idade e, que me irão incluir pela experiência.

Dificuldades Encontradas: Quando as verificar no dia a dia, argumentarei pacificamente com a minha experiência e resultados.

Resultados Obtidos: Vou conseguir em tudo.

Está Um pouco melhor do que antes do desafio. Considera que Vale a pena o esforço e o compromisso.

Anónimo - Barcarena - Portugal

Iniciativas Tomadas: Pensei de forma mais positiva, quando se surge à ideia "ai isto não é assim, que burro que fui!". Ao deparar com este pensamento penso logo, "estou cada vez a melhorar a capacidade de memorização, e de raciocínio de uma forma incrível, é impressionante a maneira como estou a crescer."

Experiências Vividas: Routinas do dia a dia.

Dificuldades Encontradas: A dificuldade passa por ver as coisas de forma mais positiva. Mas isto tornasse-á habito.

Resultados Obtidos: Tudo corre melhor a seguir ao sucedido.

Está Melhor do que antes do desafio. Considera que Vale a pena o esforço e o compromisso.

Anónimo - Portugal

Iniciativas Tomadas:

Experiências Vividas:

Dificuldades Encontradas:

Resultados Obtidos:

Considera que Não vale a pena o esforço e o compromisso.

Anónimo - Alenquer - Portugal

Iniciativas Tomadas: Pois muito bem, facto é que durante o meu dia tenho evitado os pensamentos negativos, e em especial o Não, palavras negativas e tristes. Como elemento adicional, tenho acrescentado um sorriso ao meu dia, este sorriso faz evidência a tudo aquilo que tenho dito! Á minha volta tenho encontrado muitas pessoas que necessitam dum apoio, duma ajuda que poderia resolver imensas questões na vida delas! Tenho usado questões positivas, no meu posto de trabalho, imprimo e colo palavras como amizade, verdade, alegria, amor, paixão.

Experiências Vividas: Para além de me sentir melhor, deposito felicidade entre os meus amigos. Sem tornar o ambiente e a situação em si infantil, tenho dedicado o meu dia a dia a todas as acções e iniciativas anteriores.

Dificuldades Encontradas: Não tive grande dificuldade, já tenho parte das acções colocadas no meu dia a dia.

Resultados Obtidos: Bom ambiente de trabalho Deixo as pessoas à vontade Falamos a rir, tudo é engraçado Boa disposição Alegria

Está Um pouco melhor do que antes do desafio. Considera que Vale a pena o esforço e o compromisso.

Anónimo - Sem info - Portugal

Iniciativas Tomadas: Mudar o software de um equipamento, o qual é difícil e complicado para outro computador.

Experiências Vividas: Não consegui encontrar o técnico de informática. Não consegui fazer a instalação.

Dificuldades Encontradas: Parei, respirei, pensei positivamente, não consegui agora, mas vou conseguir daqui a uma hora.

Resultados Obtidos: Encontrei o técnico e concluí com êxito a instalação.

Considera que Vale a pena o esforço e o compromisso.

Anónimo - Portugal

Iniciativas Tomadas: tomar a iniciativa de formar grupos de estudo que tivemos tempo livre, de modo que forma era mais fácil de estudar, rever os tópicos de estudo e compreender as dificuldades e dúvidas que tinha de um problema, além de proporcionar milhares de idéias entre todos e tornar mais fácil a compreensão do que é estudado

Experiências Vividas: Eu sou um estudante de faculdade, e eu gostaria de compartilhar com vocês a experiência que tive no ano passado, em que se aplica o desafio proposto. No semestre passado eu traze objetivo , como eu faço em todos os meus semestres , gastando todos os meus materiais com excelentes notas , mas isso me é comecei a fazer muito difícil, porque eu fiquei doente e fiquei muito doente com dengue Eu era complicada quando ele estava quase metade da minha metade , enquanto que na clínica a minha maior preocupação era que eu não iria gastar meus materiais , os professores não me daria uma chance e eu iria atrasar os meus estudos e meus amigos seria avançada e não Eu estava indo para ver mais aulas com eles ; também passou vários dias até que eu percebi por mim mesmo que se eu continuasse esses pensamentos não ia conseguir nada mais do que atrair coisas negativas em minha vida, então eu decidi mudar meus pensamentos e ser positivo como para conseguir o que queria era primeiro tinha que ser positivo e pensar que tudo iria sair para fazer bem e deve estar em boas condições de saúde e melhorar a mim mesmo , então eu fiz , todos os dias pensava que estava prestes a deixar a clínica , o que aconteceria se os meus assuntos, meus amigos iria me ajudar e que os professores me daria a oportunidade para isso e assim foi, depois de já ter recuperado a saúde para atender à faculdade , eu muito se esforçou para cumprir o meu objetivo , eu estava gastando meus súditos com uma nota alta , e não apenas Eu consegui isso, mas também ajudar motivo e vários dos meus amigos para passar, ajudando-os a compreender os materiais de que são feitos e difíceis de superar seus próprios obstáculos como o meu.

Dificuldades Encontradas: as dificuldades que eu tinha era a minha primeira doença desde que eu era complicado muito e em segundo lugar os pensamentos negativos da minha família e amigos, que me dizem para não se preocupar, uma vez que era impossível para uma adoção bem sucedida do mês materiais, quando eu perdi dois meses de escola e exames e, provavelmente, repitiría semestre, por vários dias eu estava pensando negativamente e dando-lhes o direito, até Heeeyy! Eu percebi que os pensamentos negativos não eram boas e não levou a nada, mas um fracasso, então eu decidi transformar os pensamentos negativos em positivos, poderia realizar qualquer coisa que eu definir a minha mente, então eu disse a mim mesmo: EU FAÇO EU POSSO FAZÊ-LO! e demonstra a todos que eles estão errados e se eles fazem isso, e então eu fiz ..

Resultados Obtidos: resultado ficou muito muitas coisas boas, um dos quais foi cicatrizam rapidamente a minha doença e ficar longe de tudo, fizeram bem em todos os meus assuntos, quando eu tinha apenas um mês para apresentar todas as avaliações e testes não puderam ser apresentados em ambos q meses eu estava doente e de repouso, também conseguido ajudar meus amigos e incentivá-los a se pudessem passar o assunto, apesar de suas médias foram um pouco baixa e os seus pensamentos negativos; e graças a paciência junto com outros amigos que explicam coisas que eles não entendem e que eles estavam fazendo dessa forma o dificilesy visto uma maneira mais fácil e mais simples de resolver, e ter pensamentos positivos dando-lhes o meu exemplo, que se eu pudesse porque não? também conseguiu resolver suas dificuldades, acreditar em si e passar seus súditos

Está Muitíssimo melhor do que antes do desafio. Considera que Vale a pena o esforço e o compromisso.

Estudante Andrea Rojas - Estado Carabobo - Venezuela

Iniciativas Tomadas: Durante esta semana tentei alterar os meus pensamentos. Estou de tal forma formatada que esta tarefa tornou-se muito difícil. Desde sempre aprendi o que não devia ser feito, o que estava errado, o que não podia e devia fazer e agora o disco tem que pelo menos ser desfragmentado para conseguir mudar.

Experiências Vividas: Sempre que consegui transformar um pensamento, celebrei a minha vitória. Foram poucas, confesso mas as que consegui souberam-me bem :)

Dificuldades Encontradas: A maior dificuldade é a resistência, o medo, o bloqueio... por coincidência este fim de semana estou a frequentar um workshop sobre Motivação e Mudança Positiva. Espero aprender mais ao longo deste dia de domingo...

Resultados Obtidos: O resultado maior é ter descoberto e ter tomado conciência de muitos aspetos que eu não gosto e quero mudar e sei que é possível, basta acreditar e por ação.

Está Melhor do que antes do desafio. Considera que Vale a pena o esforço e o compromisso.

Anónimo - Olhão - Quénia

Iniciativas Tomadas: Concentracao nos objetivos, ser mais positivo, e ser aplicado.

Experiências Vividas: Algumas, como por exemplo no meu treino de nataçao em que me superava constantemente apenas por mudar o meu pensamento. Na escola, torneime mais objetivo e mais positivo e isso refletiu-se no desempenho de sala de aula.

Dificuldades Encontradas: Algumas, como por exemplo por parte da minha familia e dos meus colegas de escola, que nao compreenderem algumas mudanças de atitude que eu tomei.

Resultados Obtidos: Consegui tornar-me mais positivo e mais determinado nos meus objetivos.

Está Muitíssimo melhor do que antes do desafio. Considera que Vale a pena o esforço e o compromisso.

Anónimo - Portugal

Iniciativas Tomadas: É essencial termos bons hábitos de pensamento. Constato que tenho tido o vício de alimentar pensamentos negativos: em relação a mim, em relação aos acontecimentos e em relaçao aos outros. Assim fazer um stop no momento de vir um pensamento negativo do género as pessoas afastam-se de mim, para se sorrir às pessoas elas sorriem. As pessoas aceitam-me como sou. O universo também me aceita; aceita o que envio para ele...

Experiências Vividas: As experiências foram sempre compensadoras. O que damos de bom aos outros ou a nós próprios recebemos isso aumentado. Senti isso na prática e sinto o contrario se opto pelo contrário. Somos nós que decidimos!

Dificuldades Encontradas: AS dificuldades surgiram com o ressurgimento por vezes dos velhos hábitos, mas temos de lembrar que o nosso subconsciente interfere, devemos persistir e é o que faço. Consta-se que devemos persistir pelo menos até 21 dias para conseguirmos adquirir novos hábitos... Fiz um acordo comigo próprio, assinado...

Resultados Obtidos: Ainda estou nesse caminho que tracei, mas noto sempre recompensa quando opto pelos pensamentos corretos.

Está Um pouco melhor do que antes do desafio. Considera que Vale a pena o esforço e o compromisso.

Anónimo - Perafita - Portugal

Iniciativas Tomadas: Tal como o tema indica, Criar condições interiores para ser assertivo mantendo um espírito positivo nos pequenos nadas do dia a dia.

Experiências Vividas: Dialogo com colegas, família e amigos mais facilitado

Dificuldades Encontradas: O ritmo do dia a dia nem sempre o permitiu

Resultados Obtidos: Uns "frustrantes" 30% de iniciativas conseguidas

Está Um pouco melhor do que antes do desafio. Considera que Vale a pena o esforço e o compromisso.

Anónimo - Santa Maria da Feira - Portugal

Iniciativas Tomadas: Fui até á cidade das profissões mostrar o meu c.v para correcção.

Experiências Vividas: As experiências são ao que me parece positivas , e assertivas.

Dificuldades Encontradas: Ansiedade , falta de palavras de certa forma para descrever o meu percurso profissional,tentei expor o caso de uma forma clara , e explicar o que pretendia com aquilo .

Resultados Obtidos: Obtive ajuda por parte da colaboradora , que ao contrário do que pensava comprimentou-me e disse que havia muito pano para mangas.

Está Melhor do que antes do desafio. Considera que Vale a pena o esforço e o compromisso.

Anónimo - paranhos - Portugal

Iniciativas Tomadas: Habitualmente não é meu habito proferir os exemplos indicados. O desafio colocado levou-me a reflectir sobre o que faço então habitualmente nessa linha. Regra geral tenho tendência para ter estes pensamentos negativos quando vou dormir. Quanto mais pensei em dizer/pensar opostos e reprogramar-me mais negativos se tornavam os pensamentos.

Experiências Vividas: Péssimas noites em claro. Péssimos dias com falta de confiança no emprego.

Dificuldades Encontradas: Fui forçada a confrontar os meus fracassos. Não estou a conseguir resolver,ainda.

Resultados Obtidos: Nenhuns,até ao momento.

Está Pior do que estava do que antes do desafio. Considera que Vale a pena o esforço e o compromisso.

Anónimo - Portugal

Iniciativas Tomadas: Há muito tempo (alguns anos) e por diversas vezes (bastantes) que tenho deliberado transformar a minha vida (MUDAR DE VIDA) a partir da "transformação dos pensamentos", porque sei que é na mente que tudo se planeia e todos os acontecimentos se preparam para vir à luz do dia. Até cheguei a coligir os 15 desafios anteriores (propostos em 2005 pela IHTP). Mas só os reuni. Não os cheguei a pôr em prática, pese embora o facto de haver alguns deles que não justificavam a sua aplicação (ou talvez por isso). Cheguei até a encolher as semanas de 7 para 5 dias e posteriormente para 3, com o objectivo de concluir o programa dentro dos limites do prazo então atribuído - antes do Natal. Curiosamente (ou não) retomei a prática (mais uma vez) da meditação diária no dia 25 último (recebi o primeiro desafio no dia 26), com regularidade, e no dia 27 ocorreu-me praticar uma nova modalidade: Meditação temática. Assim, tenho vindo a experimentar uma sensação de júbilo em virtude dos resultados que vêm acontecendo, o que me motiva a continuar e também a partilhar com todos quantos se sentirem preparados para realizar esta experiência. Nestes primeiros dias, os temas (surgidos por intuição - na véspera ao deitar-me, ou no próprio dia durante os preparativos...) foram: organização, saúde, desempenho profissional (duas sessões), procrastinação, agir e programar (este, foi o tema de hoje). Vou seguir este método e adaptá-lo ao Programa de Acção para a Excelência Pessoal - MUDAR DE VIDA, aproveitando os 30 desafios para integrar sessões de meditação (30 temas para meditar) ao longo de 30 semanas. Estou certo de que posso conseguir muito mais do que imagino!

Experiências Vividas: Felizmente, no meu caso, já há muito tempo que os meus pensamentos estão focados na metodologia proposta pelo desafio, pelo que não tenho a relatar qualquer acontecimento distinto do meu dia-a-dia normal.

Dificuldades Encontradas: Não se aplica.

Resultados Obtidos: Embora não fazendo sentido, pelas razões antes citadas, poderei afirmar que a minha maneira de agir (em função dos pensamentos positivos, geradores de energia, de saúde, de alento e de motivação), faz com que me sinta sempre bem comigo mesmo e com o mundo ao meu redor. Sou sempre entusiasta, optimista, alegre ... espectacular!

Está Muitíssimo melhor do que antes do desafio. Considera que Vale a pena o esforço e o compromisso.

Anónimo - Portugal

Iniciativas Tomadas: Sempre que no meu pensamento surgia a palavra adiantar, no caso adiar tarefa ou trabalho ou fosse o que fosse eu CONTRARIAVA SEMPRE! :) Comecei a sentir vontade de pensar em não fazer ou protelar a tarefa apenas para a poder contrariar :) Ou seja passou a ser vencer desafios e não protelar chatices para o dia seguinte. Espero ter sido clara :) FORÇA, toca a avançar para o próximo desafio

Experiências Vividas: Passei a conseguir fazer mais e por conseguinte a andar mais segura e menos nervosa os timings são agora os "meus"

Dificuldades Encontradas: Fazer

Resultados Obtidos: Melhorias significativas na disponibilidade para fazer as tarefas com muito menos esforço

Está Muito melhor do que antes do desafio. Considera que Vale a pena o esforço e o compromisso.

Anónimo - Portugal

Iniciativas Tomadas: Eu acredito na relação que tenho com o meu companheiro,mas ainda carrego um pouco o fardo de "mulher que ama demais", o que traz constantemente ao de cima sentimentos de "não presto", "não sou tão inteligente como o meu companheiro", "apenas sirvo para proporcionar aos outros o seu bem-estar e apenas gostam de mim por esse motivo". Desde que aprendi que os pensamentos são criativos, Comecei a treinar o contra-pensamento. Primeiro comecei a treinar a auto-observação. Ou seja, muitas vezes, tinha esses pensamentos e quase sem me aperceber, estava envolta no turbilhão de sentimentos negativos que os mesmos provocavam. Agora sempre que começo a sentir alguma dessas emoções advindas de um pensamento negativo, paro mentalmente com a questão: "porque me sinto assim?" e observo que pensamentos surgiram antes. Depois de ter identificado o pensamento negativo, faço um diálogo mental interior, no qual apresento uma argumentação a meu favor, plena de elogios a mim própria. Aos poucos as emoções começam a tomar uma forma mais feliz e positiva e eu sinto-me mais feliz comigo própria :))

Experiências Vividas: Felicidade sempre que quero.

Dificuldades Encontradas: Durante muitos anos dei mais importância às vozes negativas, mas sinto que era por ter falta de informação. Quando tomei a decisão de ser a versão mais maravilhosa de mim própria, comecei a ler bastantesobreo desenvolvimento pessoal e aos poucos fui atraindo o que precisava de ver, ouvir e sentir. Até os pequeninos acontecimentos diários trazem uma mensagem implícita. Não foi fácil e ainda estou em aprendizagem (quem sabe atéaofim ds meus dias na Terra), mas o "caminho faz-se caminhando" e estou a adorar :)

Resultados Obtidos: Gostar mais de mim :)

Está Muito melhor do que antes do desafio. Considera que Vale a pena o esforço e o compromisso.

Carla Fernandes - Portugal

Iniciativas Tomadas: Decidi que passaria todos os dias a dizer ao acordar: «Parabéns, estás viva e saudável e está um belo dia de sol/chuva em que tudo o que fizeres é para te dar alegria, bem-estar e harmonia a ti e aos outros» Passei a incluir na 1ª refeição da manhã só alimentos cujos nutrientes fossem os mais indicados para o meu bem estar do ponto de vista holístico. No local de trabalho passei a proferir diariamente: «está um belo dia de sol/chuva». Nas minhas deslocações deixei de me preocupar com um lugar para o estacionamento, prevendo antecipadamente a certeza de o encontrar. Tomei a decisão de transformar qualquer problema não em um problema maior, mas numa parte da sua solução, vendo nesse todo uma oportunidade de transformação. Decidi dedicar uns escassos 15 minutos à realização de pequenos exercícios físicos, realizados em casa direccionados à manutenção da minha flexibilidade. Fiz um acordo comigo mesma em que decidi: já que não posso mudar o mundo, mudo-me ao menos a mim.

Experiências Vividas: Senti um aumento gradual significativo da minha auto-estima em virtude da atitude que venho sentindo por parte das pessoas com quem me relaciono quer a nível familiar, social ou profissional, de uma crescente credibilidade da minha pessoa, coisa que não era habitual. Constatei que há sempre um lugarzinho no estacionamento à minha espera. Minimizei os problemas, adoptando soluções diferentes. Sinto-me com mais saúde, força, energia e vontade de viver. Sinto-me mais saudável. Concluí que eu sou o que eu penso, logo sou o que eu quiser.

Dificuldades Encontradas: Algumas dúvidas relativamente à minha postura por parte de algumas pessoas, facto que não valorizei. Passei a colocar no local de trabalho frases contendo pensamentos para o dia escolhidos por forma a dar de algum modo resposta a questões em curso que possam trazer um valor acrescentado para todos nós.

Resultados Obtidos: Melhoria da minha auto-estima, confiança saúde e bem estar. O respeito e confiança crescente dos outros por mim. Melhor integração social. Desejo crescente de seguir em frente na ajuda aos outros.

Está Melhor do que antes do desafio. Considera que Vale a pena o esforço e o compromisso.

Profª. Emília Faria - Portugal

Iniciativas Tomadas: Acordo todas as manhãs pensando que vou ter um dia excepcional e passando em revista aquilo que eu sei que me espera. Se sinto um friozinho no estômago perante alguma acontecimento que antevejo como "mais difícil", relaxo, lembro-me de outras vezes em que me saí bem em situações semelhantes, penso que vou estar à altura desde que analise a situação com tranquilidade. Aprendi que é muito importante confiar em mim!

Experiências Vividas: Sensação de alegria, de sentir que estou a "dominar a cena..."

Dificuldades Encontradas: Voltar a padrões antigos e ter de recomeçar do princípio. Aumentar o tempo de reflexão sobre a qualidade do que estou a pensar

Resultados Obtidos: Muito maior segurança em tudo o que faço

Está Melhor do que antes do desafio. Considera que Vale a pena o esforço e o compromisso.

Ana Ribas - Portugal

Iniciativas Tomadas: Comecei por pensar positivo e procurar atitudes, formas de estar, formas de agir, falar com pessoas que me poderiam ajudar a encontrar algo para eu me ocupar, algo que me tirasse da inércia em que me encontrava, e tentar com vontade, encontar uma ocupação ou até porque não, um trabalho, já que sou reformada ! E pensei : ser reformada não é ser inútil eu tenho ainda muito para dar, eu tenho muito conhecimento profissional, porque não pôr à prova a minha capacidade actual ? E pensei vou passar à accão!!! E o que é que me aconteceu ? Uma amiga minha recebeu por telemóvel uma proposta para supervisora de uma determinada marca de um produto e como não estava interessada respondi eu ! E o que é que aconteceu ? Disseram-me que me iam marcar uma entrevista, mas quando disse a idade não me disseram mais nada. Mas a coincidência aconteceu !! ! Passados dois dias vi uma viatura da firma que supostamente me iria contactar, e eu achei que era uma mensagem para mim . Então passei à ofensiva. Telefonei de novo para o telemóvel da pessoas que nunca mais disse nada sobre a entrevista, perguntando-lhe se tinha ficado assustado com a idade, mas que diziam os "sabedores" que a idade é patamar da sabedoria ! E que lhe dava um conselho: que era bom que dessem mais atenção á imagem que as viaturas deles nos transmitiam . Hoje logo de manhã fui contactada para a dita entrevista. Crer é poder, mas sobretudo é preciso acreditar em nós. Sejamos jovens ou menos jovens !

Experiências Vividas: Vivi a experiência que não se pode desistir, quando se quer algo. O pensamento tem muita força!

Dificuldades Encontradas: Encontrei a dificuldade da idade. Porque quem está do outro lado da linha telefónica a única coisa que ser importou foi com a idade, não teve capacidade para ultrapassar os chavões que possivelmente tem na cabeça e como tal achou que já não valia a pena estar a convocar-me para a entrevista. A resolução que encontrei foi desafia-lo na IMAGEM da Empresa,chamando-o a atenção que afinal estavam a pedir supervisores e não sabiam supervisionar a coisa mais fundamental, que no caso concreto é a IMAGEM da Empresa.

Resultados Obtidos: Consegui hoje a entrevista para amanhã !

Está Muito melhor do que antes do desafio. Considera que Vale a pena o esforço e o compromisso.

Anónimo - Portugal

Iniciativas Tomadas: Muitas vezes tenho medo, um medo inexplicavel de realizar os meus sonhos e desejos. Consigo visualisar-los, senti-los realizaveis, mas crio um bloqueador mental, e, não aproveito nenhuma oportunidade que surge, por medo que o sonho se realize. Ao longo destas semanas, tenho praticado e muito um antídoto para esses pensamentos negativos e tem funcionado. Sou Licenciada em Gestão em Saúde há quase 2 anos e trabalho há quase 10 anos como Auxiliar Acção Médica/ Auxiliar de Geriatria e sempre quis estabelecer por conta propria, comentava mas sempre que surgia alguem que quisesse por em pratica , eu voltava atrás arranjando sempre uma desculpa. Hoje ja tenho o projecto quase pronto e o incrivel é que ja há inclusive pessoas dispostas a financiar o projecto. Muito obrigada por tudo. Realmente: "Quem quer fazer algo encontra um meio e quem não quer fazer nada encontra uma desculpa." Transformem os vossos pensamentos, fomos concebidos para vencer. E ambição não é pecado. Somos capazes de tudo se realmente acreditarmos nisso. Tenham uma excelente semana, renasçam todos os dias. Um Bem Haja

Experiências Vividas: Todos os dias pela manhã digo a mim mesma, és capaz de tudo a que proposeres. O unico e verdadeiro mal e pecado é prejudicar o meu proximo.

Dificuldades Encontradas: O medo incrivel de estar errada, e de sonhar. Achando que deve ser assim.

Resultados Obtidos: Estou mais confiante, acreditando mais em mim.

Está Melhor do que antes do desafio. Considera que Vale a pena o esforço e o compromisso.

Anónimo - Portugal

Iniciativas Tomadas: Apliquei o meu desafio sobretudo nas conversas que ia tendo, pois tive o cuidado de ouvir com muita atenção tudo o que ia dizendo, para que pudesse intervir corrigindo a negatividade dos meus pensamentos, como por ex. «Deu-me muito trabalho fazer isto, foi preciso muita paciência» e imediatamente corrigi «deu-me um gozo enorme fazer este trabalho»; «hoje o dia está a correr-me mal, estou farta de fazer telefonemas e não consigo falar com quem quero» por «tenho de avaliar correctamente estes telefonemas, talvez este segmento tenha um dia melhor para ser contactado»; «não tenho sorte nenhuma no jogo, nunca ganho nada e como tal já desisti de jogar», por «se já muitos tiveram a sorte de ganhar, porque é que eu não hei-de tentar também?». Depois de todos estes exercicios, existe em mim uma necessidade de «avaliar» o meu pensamento antes que este se transforme em palavras negativas, desta forma sei que vou alterar os meus diálogos para termos muito mais positivos e o dia corre-me automaticamente melhor.

Experiências Vividas: Incrivelmente a minha disposição foi automaticamente alterada. Sentia-me bem disposta, com muita mais energia e a encarar de outro modo as dificuldades com que normalmente me deparo. Lógico que estava muito mais atenta a tudo o que pensava, dizia e até escrevia, para que pudesse substituir pensamentos, termos e palavras por algo muito mais positivo. De repente parece que tudo me corria muito melhor e mesmo as dificuldades eram vistas de outra maneira, pois tentava imediatamente saber a sua razão e naturalmente a forma de as ultrapassar.

Dificuldades Encontradas: Uma semana é muito pouco para mudarmos os nossos pensamentos. Talvez seja suficiente para começarmos a perceber que o modo como pensamos determina tudo o resto, mas a partir daí há um percurso muito grande a percorrer.

Resultados Obtidos: Maiores e melhores resultados, maior eficiência no trabalho, uma maior preocupação em determinar a origem das dificuldades e não lamentar-me pelo sucedido.

Está Melhor do que antes do desafio. Considera que Vale a pena o esforço e o compromisso.

Dra. Carina Novo - Quinta da Camarinha - Portugal

Iniciativas Tomadas: PROCUREI SER MAIS PACIENTE E PROCUREI ENTENDER AS PESSOAS, POIS, CADA SER HUMANO TEM PENSAMENTOS E AÇÕES DIFERENCIADAS E NÓS NÃO TEMOS O DIREITO DE QUERER QUE ESTAS PESSOAS MUDEM PARA NOS AGRADAR.

Experiências Vividas: SENTI QUE O AMBIENTE FICOU MAIS CALMO, MAIS EXTROVERTIDO. SENTI QUE CADA SER HUMANO É VALIOSO, PORTANTO, É IMPORTANTE CERTAS ATITUDES,ÀS VEZES, PARA QUE POSSAMOS APRENDER A SUPERÁ-LAS.

Dificuldades Encontradas: AS DIFICULDADES FORAM AS DE QUERER QUE TUDO FOSSE DO MEU AGRADO, MAIS CHEGUEI A CONCLUSÃO QUE O DIÁLOGO, A SINCERIDADE, A PACIÊNCIA, O AMOR PELOS SEMELHANTES, SUPERAM TODAS AS DIFICULDADES.

Resultados Obtidos: UM AMBIENTE FAVORÁVEL E AGRADÁVEL. O COMPANHEIRISMO ENTRE COLEGAS OU FAMILIARES QUANDO REGADO POR DIÁLOGOS ME AJUDOU A SUPERAR O DESÂNIMO, OS RANCORES, AS MÁGOAS QUE HAVIAM SURGIDO.

Está Melhor do que antes do desafio. Considera que Vale a pena o esforço e o compromisso.

Anónimo - Brasil

Iniciativas Tomadas: Fui mais simpatica com as pessoas,tentei me aproximar mais das pessoas.

Experiências Vividas: As pessoas tambem foram mais simpaticas comigo.e criei mais amigos na escola por ser simpatica.

Dificuldades Encontradas: Fui para uma turma diferente e estou a adaptar-me mas ja conheço todos porque sou simpatica com todos.

Resultados Obtidos: Melhores amigos que gostam de ser meus amigos.

Está Muito melhor do que antes do desafio. Considera que Vale a pena o esforço e o compromisso.

Ana Cunha - Portugal

Iniciativas Tomadas: Em primeiro lugar usei esse pensamento nas reuniões de Conselho de Turma que caracterizam o início do ano escolar. Comecei por não dar as «famosas informações sobre os alunos» partindo da ideia que cada ano é um ano e todos temos o direito e a oportunidade de mudar. Depois passei essa mensagem aos colegas da escola onde trabalho. Alguns concordaram plenamente, outros assim assim...outros nem por isso! penso que ajudei alguns alunos...pessoas... a escapar aos juízos de valor feitos precipitadamente e que por vezes condicionam uma vida inteira!

Experiências Vividas: É difícil mudar atitudes e mentalidades. Por isso senti algumas resistências, algumas até mais incisivas.

Dificuldades Encontradas: As dificuldades prenderam-se com a concordância das minhas propostas nos grupos alargados. A forma como tentei resolver a dificuldade foi afirmar a minha posição e a minha convicção de forma serena e calma e não abdicar da minha posição...à pergunta "tu que conheces os alunos do ano passado e já trabalhas com eles há 3 anos o que achas deles? " respondi sempre: "são maravilhosos e os que não eram maravilhosos este ano têm oportunidade de o ser!"

Resultados Obtidos: Uma tranquilidade e serenidade no trabalho acima da média. Para além disso penso ter contribuído para o sucesso dos alunos.

Está Melhor do que antes do desafio. Considera que Vale a pena o esforço e o compromisso.

Anónimo - Portugal

Iniciativas Tomadas: Reconhecer os pensamentos negativos e transformá-los em positos.

Experiências Vividas: Há algo que me é custoso fazer no trabalho, devido a uma má experiência no passado: trabalhar no serviço de urgência. Estou de férias todo o mês de setembro, mas tive que ir fazer urgência 2 dias,o que me custou imenso. Ao pensar no desafio da semana anterior, transformei o "não gosto" em "gosto" e o "não consigo" em "vou conseguir". Além disso, pensei nas benção de ter um trabalho e poder ganhar dinheiro, quando há tantos que lutam por isso e naõ conseguem. As longas horas de trabalho foram muito mais curtas e sei que tratei os doentes com um nível superior. Recebi um feed back dos próprios doentes e tive um melhor relacionamento com os colegas de trabalho.

Dificuldades Encontradas: O nosso pensamento é algo muito rápido e é precisa muita atenção para reconhecer constantemente algo que está na minha mente desde pequena "não isto...não aquilo...". Para vencer este desafio é preciso um esforço constante para reconhecer os pensamentos negativos e, por outro lado, acreditar que algo (ou muito) vai mudar ao transformar (-me) os meus pensamentos.

Resultados Obtidos: Maior confiança em mim própria e melhor desempenho na minha vida pessoal e profissional.

Está Melhor do que antes do desafio. Considera que Vale a pena o esforço e o compromisso.

Anónimo - Portugal

Iniciativas Tomadas: Fiz exactamente o que estava proposto no desafio.

Experiências Vividas: Vivi uma experiência muito "engraçada" que gostaria de contar: COINCIDÊNCIA!!???????? Tive de me deslocar à repartição de finanças da minha zona. Quando cheguei foi extremamente difícil estacionar e estive 1:30h na fila de espera. A semana passada tive de lá voltar e substituí o meu pensamento: "não vou ter lugar para estacionar" por "vou ter um lugar à porta" e "vou estar imenso tempo à espera" por "vou ser rapidamente atendido". Resultado: Como por magia, entre todos os estacionamentos ocupados, estava um à minha espera mesmo em frente à porta da repartição; entrei e fui o 1º a ser atendido, quando saí, a fila já chegava à porta. Coincidência ou não, estou convicto que o meu pensamento contribuiu grandemente para o facto.

Dificuldades Encontradas: Não tive grandes dificuldades, já que este tipo de exercício já o pratico quase instintivamente há muitos anos, o que me tem reservado até aqui grandes momentos de sucesso e felicidade.

Resultados Obtidos: Ao longo da minha vida tenho conseguido quase tudo o que quis dentro do razoável. Até a mulher com quem casei, no 1º dia que a vi, mesmo sem a conhecer, eu comentei para mim mesmo: "Aqui está a mulher com quem vou casar". Parece Magia, mas é verdade! Como é que uma coisa tão simples pode alterar toda a nossa vida. Acreditem se quiserem.

Está Melhor do que antes do desafio. Considera que Vale a pena o esforço e o compromisso.

Dr. José de Oliveira Coelho - Portugal

Iniciativas Tomadas: Todos os dias reuno o que verdadeiramente é meu, os meus 5 sentidos. Se os posso reunir é bom, muito bom. Tento ter sempre, mas sempre, pensamento positivo para que não me deixe levar pela ansiedade que esta nossa civilização provoca em todos nós, devido á informação imediata que todos nós temos relativamemente ao que se está a passar com o homem neste planeta tão mal tratado. Penso que é sempre possível fazer algo para melhorar alguma situação. Transmito isto sempre aos outros.

Experiências Vividas: Dou aulas de artes decorativas. Tento partilhar o meu saber com transparência e enche-me a alma quando me apercebo que estou a fazer bem a alguém. Ajudo os outros, ajudando-me a mim também. Alí tentamos não pensar muito no que nos rodeia por algumas horas saboreamos paz e criatividade. Tomamos consciência daquilo que está ao nosso alcance e daquilo que não está. Se tivermos feito o que esteve ao nosso alcance já acho que é bom e aprendemos a não sofrer com aquilo que não está.

Dificuldades Encontradas: Quando alguma pessoa demonstra dúvidas quanto á sua capacidade, tento dar força e levá-las a acreditar nelas mesmas. Com paciência vou provando que elas são capazes e isto dá-me imenso prazer.

Resultados Obtidos: As pessoas reconhecem as suas capacidades e ficam contentes com o que conseguiram.

Está Melhor do que antes do desafio. Considera que Vale a pena o esforço e o compromisso.

Idalina Barros - Qta. Do Conde - Portugal

Iniciativas Tomadas: Ao usar a técnica de alterar os pensamentos p/ melhorar consegui: 1. iniciar uma dieta; 2. iniciar o jardim de lá de casa, 3. sentir-me melhor comigo própria; 4. aproveitar melhor o tempo c/ o meu filho;

Experiências Vividas: As acima referidas, juntamente com uma melhor relação c/ o outro.

Dificuldades Encontradas: Antes não tinha percepção do "Eu negativo", agora estou mais atenta e faço a oposição. Ainda tenho muito para alterar tenho algumas dificuldades p/ realizar os pequenos filmes, pela minha inexperiência nesse sentido.

Resultados Obtidos: Consegui concretizar as coisas que queria fazer há mais de um ano. Consegui concretizar, não pensei em fazer, simplesmente fiz.

Está Melhor do que antes do desafio. Considera que Vale a pena o esforço e o compromisso.

Anónimo - Portugal

Iniciativas Tomadas: Gostei do desafio proposto. No meu caso pessoal acho que realmente tinha que transformar os meus pensamentos pois todoas aquelas pessoas que me rodeiam tendem a rebaixar-me e a dar-me pouca importancia... Ao longo deste curso tenho apreendido a ganhar mais auto-estima e a acreditar mais em mim.

Experiências Vividas: Ao responder aos anuncios de emprego ganhei mais autoestima, acredito que vou ser capaz de vencer e ultrapassar todos os obstaculos.

Dificuldades Encontradas: Saber ultrapassar todos os pensamentos negativos de todos aqueles que nos rodeiam.

Resultados Obtidos: Ganhei mais autoestima e confiança em mim mesma.

Está Um pouco melhor do que antes do desafio. Considera que Vale a pena o esforço e o compromisso.

Anónimo - Portugal

Iniciativas Tomadas: Sou a Bia, tenho um Clube de Nutrição e Bem estar na Marinha Grande e o meu objectivo é ajudar as pessoas a terem mais saúde física e psicológica. O meu desafio é levantar a auto-estima das pessoas e impedir que pessoas negativas baixem a minha. Em primeiro lugar neste Clube é terminantemente proibido pensar, falar e sentir negativamente! Em segundo lugar ajudo as pessoas a reconstruirem frases negativas, em frases positivas.

Experiências Vividas: É simplesmente gratificante poder ver os olhinhos das pessoas a brilharem quando são aceites pelos que são e quando eu as ajudo a verem o lado positivo da questão! Faz-me sentir feliz, útil. Em relação a mim: desligo quando alguém é negativo, pessimista comigo ou me quer afectar negativamente, centrando-me no melhor e mais positivo de mim. É giro como o tenho vindo a conseguir desde há dois meses para cá e mais impressionante ainda é que eu reajo muitas vezes com um agradável sentido de humor que "desarma" qualquer um!

Dificuldades Encontradas: Hoje, logo pela manhã perdi uma lente de contacto. Procurei-a. Não a encontrei. O quarto não tem buracos, sei que a encontrarei. Este incidente aborreceu-se, sernsivelmente falando mas lembrei-me que ainda tenho umas descartáveis e dentro da validade e pronto! Está resolvido o problema. Sempre me conheci como um pessoa positiva, optimista, embora já tivesse passado por fases "negras" de uma baixa auto-estima mas acredito que há sempre uma janela aberta, quando se fecha uma porta! Verifiquei que frequentemente se fazem grandes tempestades em copos de água e que basta desviar o foco para que elas se resolvam por si mesmas, sem dramas,sem desgaste.

Resultados Obtidos: Cada dia que passa, eu experimento uma maior segurança interior, maior confiança em mim e nas minhas capacidades e relações interpessoaís. Digamos que uma maior solidez interior tipo uma rocha bastante resistente.

Está Melhor do que antes do desafio. Considera que Vale a pena o esforço e o compromisso.

Anónimo - Portugal

Iniciativas Tomadas: Eu sempre fui pessimista e insegura. Vivo no seio de uma família muito exigente, crítica e fria em termos de demonstrações de carinho. Por isso sempre foi mais automático para mim recear o pior. Este desafio é sem dúvida dos mais difíceis da lista para mim. Tentei ao máximo PARAR literalmente os maus pensamentos a meio... Entendi que já estava a ir pelo pior caminho possível e tentei transformar as afirmações negativas em afirmações positivas.

Experiências Vividas: O desafio foi mais aplicado em diálogos, cenas do quotidiano como por exemplo na estrada perante situações de stress, pensamentos em relação à minha situação actual de vida, frustração profissional, pessoal, amorosa... etc...

Dificuldades Encontradas: Muita resistência da minha parte. Parecia que a minha cabeça não queria ir por aí. Estou tão habituada a temer, a desesperar... que quando tentei ver as coisas pelo lado positivo senti o meu próprio ser a resistir a isso. Era como e eu própria estivesse a pensar :" Então? o que se passa? hoje estás a pensar coisas diferentes porquê? Até parece que isso alguma vez te iria acontecer! Logo a ti que és tão insegura e que já sabes que não vais conseguir!"...

Resultados Obtidos: Algumas lágrimas. Alguns berros bem dados. Alguns murros na minha almofada. Ir contra a corrente custa muito e eu sinto-me a ir contra a minha própria corrente. Não tem sido fácil, mas isso eu já sabia que não seria.

Está Um pouco melhor do que antes do desafio. Considera que Vale a pena o esforço e o compromisso.

Engª. Susana Ferrão - Portugal

Iniciativas Tomadas: Sem dúvida este foi o desafio que me despertou um diferente estado de consciência, pois apercebi-me que o maior inimigo do ser humano é o próprio: somos críticos em demasia, negativistas e geralmente derrotamo-nos à partida na nossa mente. Apercebi-me pelas experiências que me proporcionaram, que "o sol nasce todos os dias para cada um de nós sem excepção", contudo, não devemos negar que ele existe apesar de nem sempre ser visível. Acordar e agradecer tudo o que já alcaçamos, valorizarmo-nos no decurso do dia, partilhar com uns outros uma imagem positiva de nós próprios, faz toda a diferença, tudo flui na vida pelo melhor. Obrigada pela vossa ajuda, e nunca nos devemos esquecer que como seres de Energia, temos muito potencial por explorar e além disso "quem quer arranja um meio, quem não quer arranja desculpas" (Provérbio árabe). Desejo a todos um excelente 2007!!

Experiências Vividas:

Dificuldades Encontradas:

Resultados Obtidos:

Está Melhor do que antes do desafio. Considera que Vale a pena o esforço e o compromisso.

Dra. Carla Azevedo - Portugal

Iniciativas Tomadas: Achei interessante o desafio proposto, estava vivendo um problema justamente em saber reverter uma experiencia negativa para uma experiencia adquirida.

Experiências Vividas: Bom! ouvi um relato de uma pessoas frustada com sua vida, com seu reveillon, q tentei passar para essa pessoa que mta coisa q pensamos ser importantes não são, que se formos pensar no fundo, o problema veio , justamente para haver amadurecimento.

Dificuldades Encontradas: No inicio foi dificil a compreensão por parte da pessoa envolvida, aceitação essa é a palavra, mas com o sofrimento causado pela teimosia, ela entendeu que precisava mudar.

Resultados Obtidos: Mudança total, superação e agora sinto uma leveza na alma.

Está Melhor do que antes do desafio. Considera que Vale a pena o esforço e o compromisso.

Anónimo - Brasil

Iniciativas Tomadas: Sempre que me ocorre um pensamento negativo , um desalento ou, pura e simplesmente, me sinto desmotivado, penso na situação inversa, nos meus sucessos.

Experiências Vividas: Senti, acima de tudo, que posso alcançar aquilo que pretendo, com esforço, no entanto, posso alcançar!

Dificuldades Encontradas: Por vezes é difícil. O desânimo e a descrença são fortes, no entanto, as dificuldades existem para que, quando as ultrapassemos, nos sintamos mais fortes, mais competentes e mais felizes.

Resultados Obtidos: Alcançam-se paulatinamente, é verdade, mas vale a pena a mudança de atitude mental.

Está Muito melhor do que antes do desafio. Considera que Vale a pena o esforço e o compromisso.

Eduardo Jorge da Cruz Dantas - Portugal

Iniciativas Tomadas: A minha vida mudou bastante depois que recebi a primeira menssagem. e a coloquei em pratica.

Experiências Vividas: uma experiencia que nunca vivi antes.

Dificuldades Encontradas: Não encontrei dificuldades.

Resultados Obtidos: Resultados excelentes.

Está Muito melhor do que antes do desafio. Considera que Vale a pena o esforço e o compromisso.

Paulo Cruz de Oliveira - Brasil

Iniciativas Tomadas: Olá, O primeiro desafio foi realmente importante para eu saber o quanto tenho tendência a ter pensamentos negativos durante o dia inteiro e em situações muito corriqueiras. Percebi que a minha auto-estima também é muito baixa e que há algo em minhas atitudes que me prejudica no trabalho. Passei a semana inteiroa reclamando para mim mesma: Pare de pensar negativo! Não é o fim do mundo!

Experiências Vividas: Coincidiu que eu estava profundamente infeliz no trabalho e queria sair do setor. Pedi 4 vezes para sair e o chefe de RH não me ouviu. Ocorreu que o chefe não gostava de mim e aprontou uma armadilha e eu caí. Sou muito crédula no caráter das pessoas porque fui educada para respeitar o ser humano e ser uma pessoa ética e honesta. Como trabalho no serviço público federal brasileiro, esses valores nunca são levados em conta. Mesmo assim mantive-me serena e não demonstrei a raiva contida. Isso foi diferente do que eu faria antes

Dificuldades Encontradas: Relatei anteriormente. Antes eu passava por situações semelhantes e me revoltava.

Resultados Obtidos: Mantive uma postura serena.

Está Melhor do que antes do desafio. Considera que Vale a pena o esforço e o compromisso.

Maria José Pereira Caldas - Brasil

Iniciativas Tomadas: desculpe,mas o que vou fazer aqui não será um relato de minhas comquistas e sim de minha derrota.que vergonha nê?estou muito deprimiidae passando por problemas que parece não acabar nunca e até aumentando.motivo por qual entrei neste programa para conseguir superar tudo mas,vacilei.mas vou tentar novamente prometo.desculpe a decepcão.mas está muito dificil para mim que me sinto sozinha com tatas responsabilidades.

Experiências Vividas:

Dificuldades Encontradas:

Resultados Obtidos:

Está Na mesma do que antes do desafio. Considera que Vale a pena o esforço e o compromisso.

Anónimo - Brasil